Pesquisar

ANO NOVO | Rosmairys é a primeira bebê roraimense nascida em 2024

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Às 00h32 desta segunda-feira, 1º de janeiro, nasceu o primeiro bebê roraimense do novo ano de 2024. Filha da dona de casa Yuliana del Carmen Guerra González, a pequena Rosmairys González chegou ao mundo em parto normal, pesando 3,675 kg e medindo 53 centímetros. 

A mãe Yuliana compartilhou detalhes do procedimento, que ocorreu no HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré). Ela deu entrada na Maternidade às 23h30 de domingo, 31 de dezembro, acompanhada da família assim que sentiu as primeiras contrações. O parto transcorreu de forma rápida e segura sob os cuidados das pediatras Cláudia Aires e Bárbara Pacheco e da equipe da unidade.

“Foi tudo tranquilo. Quando eu cheguei já senti algumas dores pelas dilatações, mas todos me atenderam bem. O parto aconteceu rápido, em cerca de uma hora. A equipe foi muito compreensiva e me disseram na hora que [Rosmairys] era a primeira bebê do ano”, explicou Yuliana, que já era mãe de outra menina.

Ela disse ainda que realizou o pré-natal durante a gravidez, o que ajudou a garantir uma gestação tranquila e um parto sem complicações.

O médico pediatra e coordenador da Neonatologia do HMI, Pedro Salomão, afirmou que Yuliana e Rosmairys receberam toda a assistência necessária no momento do parto.

“Graças a Deus [Rosmairys] passou por um parto tranquilo. É uma bebê linda, e como todo primeiro bebê do ano, traz para a gente uma simbologia muito grande de esperança, de vida nova, que se renova a cada dia e a cada ano. Na nossa cultura temos o hábito de saudar o primeiro dia e o primeiro bebê do ano, e estamos muito felizes com esse nascimento na nossa Maternidade”, disse Salomão.

O pediatra considera ainda que o procedimento é um nascimento saudável, e que agora, Yuliana e Rosmairys permanecem na unidade recebendo os cuidados pós-parto até receberem alta médica, onde são acompanhadas de 48 a 72 horas.

Como procedimento padrão, o recém-nascido recebe as vacinas contra a hepatite B e a BCG, que protege contra a tuberculose. Ambas são as primeiras do calendário que são feitas ainda dentro da Maternidade.

Os bebês também já saem da unidade com os testes do olhinho (reflexo vermelho), da orelhinha e do coraçãozinho realizados. Além disso, embora não seja obrigatório, a equipe de odontologia do HMI faz ainda o teste da linguinha na criança.

“É de fundamental importância que toda mãe que decida ter uma criança ou esteja em uma gestação procure imediatamente o posto de saúde mais próximo para iniciar os procedimentos de pré-natal adequados para estarem protegidas no momento do parto e no pós-parto. Isso faz toda diferença na hora que o bebê nasce e na vida do bebê até se tornar uma pessoa adulta”, reforçou o pediatra.

 

MAIS DE 9 MIL PARTOS EM 2023

Até o dia 18 de dezembro foram contabilizados 9.517 partos no Hospital Materno Infantil, sendo 5.705 partos normais e 3.812 cesarianas A unidade realiza, diariamente, cerca de 30 procedimentos diários.

“Há um atendimento crescente por algumas variáveis, como a demanda migratória do Estado. Procuramos, dentro do possível, fazer um atendimento humanizado e que procure privilegiar a gestante durante o período que está aqui”, ressaltou Salomão.

 




De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025