Pesquisar

ACOLHIMENTO Teamarr debate políticas inclusivas em I Encontro de Conscientização sobre Autismo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Inclusão e acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram discutidas no evento – onato Sousa/SupCom-ALE-RR

Nesta terça-feira (2), o Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participou do I Encontro de Conscientização sobre o Autismo, promovido pelo Instituto de Educação de Roraima (Ierr). O evento, que teve como tema “Por uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, contou com a participação de especialistas, profissionais da área e membros da comunidade interessados no tema.

A diretora do Teamarr, Jussara Barbosa, foi uma das palestrantes do evento, abordando o tema “Autismo: do diagnóstico à intervenção”. Durante a palestra, ela apresentou informações sobre o diagnóstico precoce do autismo e as melhores práticas de intervenção para garantir o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA).

Jussara Barbosa, diretora do Teamarr: ‘Nossa proposta é cuidar não somente da criança autista, mas também envolver a família’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“A nossa proposta com o Teamarr é cuidar não somente da criança autista, mas também envolver a família em rodas de conversa, em debates e palestras de psicoeducação, com o intuito de construir subsídios para lidar com situações atípicas que o próprio transtorno do espectro pode trazer. Dessa forma, desenvolvemos ainda mais a questão da acessibilidade e inclusão social das pessoas com TEA”, enfatizou Jussara.

A presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), participou do encontro e destacou sua relevância para a conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade.

Angela Águida Portella, deputada e presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALERR – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“O evento foi promovido pelo Ierr, que tem polos em todos os municípios e pode disseminar esse conhecimento para vários segmentos e profissionais em todo o Estado, por meio de videoconferência. Nesse sentido, é fundamental que instituições se unam para defender a inclusão e compartilhar conhecimento, mostrando que existe uma rede de proteção e preocupação com autistas e seus familiares”, frisou a deputada.

Quem participou do evento, aprovou a iniciativa. É o caso da professora Rosângela Viana, que absorveu as informações sobre o TEA e afirmou que o conhecimento adquirido é essencial para a garantia de direitos dessa população.

Rosângela Viana, professora: ‘Como educadora, o que mais me impactou foi a ênfase na necessidade de uma formação sólida sobre o tema’ – Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Como educadora, o que mais me impactou foi a ênfase na necessidade de uma formação sólida sobre o tema, principalmente sobre atendimento legal da inclusão. Portanto, é essencial que enxerguemos esses indivíduos não como alguém a ser ajudado, mas como uma pessoa a quem devemos garantir direitos”, disse a professora.

Leila Perussolo, reitora do Ierr, ressaltou que o encontro cumpriu o papel de unir organizações para debater o assunto.

 

Leila Perussolo, reitora do Ierr -Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Esta é uma temática fundamental para que a sociedade, governo e as instituições de educação entendam seu papel em promover um ambiente mais acolhedor. Tanto os autistas quanto os não autistas devem refletir sobre isso, sendo esse o principal foco deste encontro, que será o primeiro de muitos outros”, declarou.

O evento foi idealizado pelo Ierr e contou com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Conselho Nacional e Estadual de Educação e Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Para acessar os registros fotográficos do encontro, basta acessar o Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

 

O Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.

Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025