Pesquisar

AÇÃO CÍVICO-SOCIAL Procon Assembleia e Chame realizam atividades informativas em parceria com a PM-RR | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Procon Assembleia e o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), programas permanentes da Casa Legislativa, participaram da segunda edição da ação cívico-social da Polícia Militar de Roraima (PM-RR) neste sábado (2). O evento ocorreu das 8h às 17h, no Colégio Militarizado Profª. Conceição Costa e Silva, no Senador Hélio Campos.

As equipes fizeram entregas de material informativo e também sanaram dúvidas da população. Conforme Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia, as questões mais frequentes foram sobre o caso da 123 Milhas, parcelamento de dívidas e financiamento do aplicativo do Serasa.

 

 

“Trazer o programa até esses bairros mais afastados do Centro, permite uma acessibilidade da população ao nosso órgão, levar nossos conhecimentos sobre os direitos do consumidor, além de promover uma educação para o consumo, orientar, e deixá-la ciente sobre os canais de comunicação do Procon, e realizar pré-atendimentos”, informou Sobral.

 

 

A dona de casa, Maria Pessoa relatou que, constantemente, tem problemas nos supermercados com divergência de preços de produtos na prateleira, e no caixa. Para ela, isso prejudica a relação cliente-consumidor.

“Recentemente, fui comprar uma barra de chocolate. Na prateleira estava um preço e quando fui passar no caixa estava outro mais caro. Até aí eu sei meus direitos. Falei que iria pagar o valor que estava na etiqueta. Tiveram que chamar o gerente e eu disse que iria acionar o Procon. Foi quando deixaram passar o valor que estava na prateleira. No meu caso, não vou mais ao estabelecimento, e isso prejudica o local porque acabo procurando outros supermercados, mesmo gostando daquele”, frisou.

 

A diretora da PEM, Glauci Gembro destacou que, além das orientações, foram feitos pré-atendimentos de mulheres que irão presencialmente na unidade, para receber o apoio multidisciplinar.

 

 

“São muito louváveis essas ações porque elas trazem vários serviços para a população no próprio bairro, para não precisarem se deslocar até a unidade. Então, é um momento importante para a Procuradoria, para mostrar os serviços que a Assembleia Legislativa também faz em relação à mulher vítima de violência doméstica”, salientou Gembro.

 

 

A dona de casa Mariene Costa foi em busca de diversos serviços na ação. Porém, durante um e outro parou para parabenizar as atividades oferecidas pelo Chame e Casa da Mulher Brasileira. Ela conta que já foi vítima de violência verbal por parte do marido já falecido, e fisicamente por um ex-cunhado, pedindo, inclusive, medida protetiva contra ele.

 

“Tenho amigas que passam pela mesma situação e não têm coragem de procurar ajuda e informação. Por isso, é muito importante procurar apoio. Achei maravilhoso o trabalho do Chame e da Casa da Mulher Brasileira. Me ajudou muito conversar com os psicólogos. Nesses lugares você se sente uma pessoa melhor e capaz. Então, só depende de você ser feliz, correr atrás de seus objetivos sem estar dependendo de ninguém. Procurem e denunciem. Não aceitem”, aconselhou Mariene.

 

 

Onde encontrar

O Procon Assembleia fica localizado na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, no prédio da Superintendência de Programas Especiais. Os atendimentos presenciais são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Há também o número (95) 98401-9465 (WhatsApp) ou o site al.rr.leg.br/procon.

Já o Chame fica no prédio da PEM, localizado na avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo ZapChame no número (95) 98402-0502, inclusive aos finais de semana.

A ação

 
Esta é a segunda edição da ação cívico-social da Polícia Militar de Roraima (PM-RR), coordenada pelo 2⁰ Batalhão da Corporação e faz parte do programa “Governo Presente”. Foram disponibilizados diversos serviços médicos, odontológicos, nutricionistas, psicológicos, vacinação e atividades lúdicas para as crianças como tirolesa, torneio de futebol, passeio a cavalo e nas motociclistas do Giro.

Segundo o coordenador, major PM Lima, essas atividades aproximam a população da Polícia e fortalecem as parcerias com demais instituições.

 

“Nossa estimativa foi de receber em torno de 3,5 mil pessoas do bairro e dos próximos ao Senador Hélio Campos. Esse programa visa aproximar a população da PM, por meio de ações e políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas mais carentes. E as parcerias com o Procon, o Chame e outras instituições também atraem outros públicos e nos auxiliam”, informou Lima.

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026