Pesquisar

Seminário Cultura de Base Comunitária em Roraima propõe reflexão sobre ancestralidade e redes culturais amazônicas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nos dias 8 e 9 de maio de 2026, o Pontão de Cultura Roraima realizou o Seminário Cultura de Base Comunitária em Roraima: Um Olhar Amazônico, que reuniu Pontos de Cultura, coletivos culturais, artistas, mestres, grupos tradicionais e agentes culturais nos dois dias com troca de experiências, reflexões e fortalecimento das ações em rede no estado.

 

O seminário integrou a Meta 1 – Formação e Educação Cultural do Plano de Trabalho do Pontão Roraima, que já está em seu segundo ano de execução, e tem como proposta ampliar o debate sobre cultura de base comunitária na Amazônia, destacando as práticas desenvolvidas em Roraima e promovendo diálogos sobre pertencimento, ancestralidade e matrizes culturais amazônicas.

Segundo a coordenadora do Pontão Roraima, Beatriz Brooks, o encontro nasceu da necessidade de fortalecer os vínculos entre os grupos culturais e refletir sobre a própria identidade amazônica.

 

“O seminário teve como objetivo conhecer, reconhecer e refletir sobre as práticas de Pontos de Cultura e outros coletivos que têm como diretriz a cultura de base comunitária, além de fortalecer agendas conjuntas e as ações em rede”, destacou.

 

Beatriz também reforçou a importância de aprofundar o debate sobre a Amazônia dentro dos próprios territórios amazônicos.

 

“Mesmo sendo amazônicos, refletimos pouco sobre a Amazônia e sobre nossas matrizes culturais. Por isso, o seminário teve a presença do Pontão Nacional de Formação e Educação Cultural, trazendo reflexões sobre amazonidades e pertencimento”, afirmou.

 

Para contribuir com as discussões, o evento recebeu Deize Botelho, Coordenadora geral do Pontão Nacional de Formação e Educação Cultural, de Marabá (PA), e Wertemberg Nunes, Coordenador da Meta Formação do Pontão Nacional de Formação e Educação Cultural, de Palmas (TO).

 

A programação teve palestras, apresentações culturais, rodas de diálogo e partilhas de experiências entre grupos e Pontos de Cultura de Roraima, com destaque para práticas indígenas, afro-brasileiras e comunitárias desenvolvidas em diferentes territórios do estado.

 

Entre grupos que participaram, o Grupo Kanauwa’u Takannau, da Comunidade Indígena Canauanim, a NGanga Nzila Companhia de Dança Afro, vinculada ao Ponto de Cultura AFATABE, o Ponto de Cultura Criart Teatral e o Grupo Cultural DAJSAAKARÜKON KARI’ÑA, formado por indígenas migrantes.

 

Além das atividades formativas, o seminário também fez a construção coletiva da Carta de Roraima da Cultura de Base Comunitária, documento que reune reflexões, proposições e encaminhamentos construídos pelos participantes ao longo do encontro.

 

“A reflexão conjunta, a elaboração da Carta de Roraima e a construção de agendas coletivas fortalece a Rede Cultura Viva e os coletivos culturais da região amazônica”, pontua Beatriz Brooks.

 

A abertura oficial aconteceu no dia 8 de maio, às 19h, no Espaço Malokombia, no distrito de Santa Cecília, com ritual indígena, apresentações culturais e palestras voltadas às culturas de matrizes amazônicas.

 

O evento ofereceu certificação para participantes com presença integral durante os dois dias de programação.

PUBLICIDADE

Leia também:

Festas juninas impulsionam pequenos negócios em Roraima e ajudam empreendedores a vender mais

Postado em 26 de junho de 2026

Emissoras do Rio são autorizadas a retransmitir canais digitais de TV

Postado em 26 de junho de 2026

Comissão aprova projeto que limita restrições a produtores rurais em áreas em processo de demarcação indígena

Postado em 26 de junho de 2026

POLÍTICAS PÚBLICAS
Deputados aprovam medidas de estímulo à atividade agropecuária no interior de Roraima

Postado em 26 de junho de 2026