Em razão do feriado alusivo ao Natal, celebrado nesta quinta-feira, 25, a Secretaria de Saúde informa que todas as unidades que realizam atendimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente em todo o Estado.

Seguem com atendimento ininterrupto o Pronto Atendimento Cosme e Silva, Pronto Socorro Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, além dos hospitais do interior que ofertam serviços de urgência e emergência.
A diretora técnica do Pacs (Pronto Atendimento Cosme e Silva, Moema Farias, disse que o período de celebrações de Natal e Fim de Ano é marcado por festividades, mas também por um aumento na demanda de serviço de urgência e emergência.
“O Pacs se estabelece como um pilar fundamental de saúde pública de Roraima, garantindo que a população tenha acesso a cuidados ininterruptos, funcionando 24 horas todos os dias, incluindo Natal e Ano Novo. O Pacs é uma unidade de saúde de complexidade intermediária, ou seja, focada em estabilizar e tratar pacientes em situações de urgência e atendimento”, afirma Moema.
Segundo ela, os atendimentos nas unidades ocorrem de acordo com a classificação de risco, que prioriza os pacientes conforme a gravidade do quadro clínico apresentado.
“Casos leves recebem atendimento nas salas rápidas, enquanto situações de urgência moderada e grave são encaminhadas de forma prioritária às equipes médicas”, garante a diretora do Pacs.
“Começamos com atendimento médico após a classificação de risco, com uma equipe multidisciplinar, equipe técnica de enfermagem e enfermeiros prontos para cuidar do paciente”, ressalta Moema.
Ela esclarece que o Pacs deve ser procurado em situações de urgência e emergência, que são aquelas que implicam risco de vida ou sofrimento intenso, como dor no peito súbita e intensa, palpitações, falta de ar, fraturas, cortes profundos, queimaduras graves, quedas com perda de consciência, convulsões, desmaios, perda de consciência, dor de cabeça súbita e forte, febre alta e persistente e reações alérgicas graves”, pontuou a diretora.
ATENDIMENTOS SUSPENSOS
No feriado de Natal, os atendimentos estarão suspensos no CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin), o Laperr (Laboratório de Patologia de Roraima), o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), o CDE (Centro Diagnóstico Especializado) e a Policlínica Coronel Mota.
O expediente nessas unidades será retomado normalmente na sexta-feira, 26.
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO NATAL
Durante as festas de Natal, alguns cuidados com a alimentação ajudam a evitar intoxicações e problemas de saúde.
“Tem que ter cuidado com a preparação de alimentos, não preparando com muita antecedência, de manhã para consumir à noite. Se preparar, deve colocar na geladeira. Se fizer uma receita que leva creme de leite, maionese, deixa para adicionar já próximo de servir, deixando uma parte na geladeira sem adicionar e no outro dia pode estar organizando para o almoço do dia 25”, diz a nutricionista Maria do Livramento da Costa.
Também é importante ter atenção especial com pessoas alérgicas, evitando a contaminação cruzada entre alimentos, como o uso dos mesmos utensílios sem higienização adequada.
“Os primeiros sinais que você está sentindo algum sintoma procurar logo o serviço de saúde disponível. Adicionar pouco óleo nas preparações, evitar também adicionar muito sal nas preparações porque tem pessoas hipertensas. Tem pessoas que não se sente bem consumindo bolos tortas pudim pavê, então você pode deixar disponível frutas para que essas pessoas diabéticas e hipertensas possam consumir”, destaca a nutricionista.
Em casos de náusea, vômito, diarreia ou mal-estar após a alimentação, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde disponível.
“Um cuidado que você deve ficar atenta é que ao consumir o alimento que não esteja adequado para o consumo e se vier sentir desconforto como náusea, vômito, mais de dois episódios de diarreia, é bom procurar o serviço para evitar desidratação ou mesmo agravamento do quadro de saúde”, completou a nutricionista.
A diretora do Cosme e Silva recomenda ainda o consumo responsável de bebidas alcoólicas, além do cuidado dobrado para evitar acidentes domésticos, mal-estar e outros agravos à saúde durante as celebrações.
“Eu gostaria de estender uma mensagem de carinho e, acima de tudo, de responsabilidade, como se beber, se ingerir álcool, não dirija, álcool e direção não combinam. Evite excesso de alimentos e bebidas, mantenha-se hidratado, priorizando água para prevenir mal-estar e desidratação. Também é importante cuidado com crianças e idosos, redobre sua atenção com os mais vulneráveis, prevenindo acidentes domésticos”, completou Moema.
Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui