Pesquisar

Policlínica Coronel Mota promove palestra sobre acolhimento e cuidados com a saúde mental  

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta sexta-feira, 19, a Policlínica Coronel Mota promoveu uma palestra alusiva à campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre cuidados com a saúde mental.

O encontro reuniu servidores e pacientes da unidade para discutir o tema “Meu amigo ou colega está com problemas emocionais, como ajudar?”, com orientações práticas sobre acolhimento e escuta ativa.

De acordo com a gerente técnica da unidade, Liliane Junqueira, a atividade faz parte de um conjunto de ações preparadas para o mês de setembro.

“Essa palestra faz parte de um eixo temático que pensamos para os servidores e pacientes durante a campanha. Trabalhamos de forma transversal o autocuidado e o amor-próprio, para reforçar o combate ao suicídio e a forma de lidar e enfrentar nossas emoções”, destacou.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e oficial do Corpo de Bombeiros, major Sandra Menezes, que ressaltou a importância da atenção e do apoio às pessoas em sofrimento emocional.

“Hoje nós trabalhamos a temática voltada para o que fazer diante de alguém que fala sobre o suicídio ou passa por uma situação que pode levar a esse ato. Não é apenas sobre o que dizer, mas como acolher, como escutar e como direcionar para a rede de apoio. Mesmo que você não seja da área de saúde, pode ser um amigo ou colega, o importante é não ignorar e buscar ajuda especializada”, explicou.

O enfermeiro Maurício Caldart abordou técnicas de primeiros socorros em casos de tentativa de suicídio e reforçou a necessidade de manter o debate vivo ao longo de todo o ano.

“É um tema abrangente. Todos os profissionais de saúde que têm contato com esse público deveriam participar de momentos como este, não só em setembro, mas em todas as datas”, ressaltou.

Para a auxiliar operacional de logística Julia Santos, de 25 anos, a palestra trouxe aprendizado e reflexão.

“Achei muito interessante, porque não é um tema que abordamos no dia a dia. Não se trata apenas de conversar, mas de acolher, se solidarizar com a dor do próximo e se colocar no lugar dele, o que muitas vezes falta no mundo em que vivemos”, afirmou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

CERTAME ALERR
Aulão da Escolegis reúne candidatos às vésperas do concurso da Assembleia Legislativa

Postado em 27 de junho de 2026

Governador Soldado Sampaio assina decreto que moderniza estrutura da PMRR e formaliza novas unidades

Postado em 27 de junho de 2026

📢 FÓRUM DCA RORAIMA REALIZA OFICINA SOBRE LINGUAGEM INCLUSIVA E COMUNICAÇÃO ANTICAPACITISTA

Postado em 27 de junho de 2026

STJ decide que Rogério Andrade deve permanecer em presídio federal

Postado em 27 de junho de 2026