Pesquisar

Visita a Escola Major Alcides marca o início da jornada empreendedora para alunos do NEJ em Roraim

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Após o lançamento oficial do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) na manhã desta quarta-feira (6), a programação seguiu com a visita do diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, e da gestão do projeto à Escola Estadual Major Alcides. No encontro, que marcou a concretização da iniciativa no ambiente escolar, os alunos receberam kits com mochilas e uniformes, ferramentas essenciais para sua jornada de capacitação.

O NEJ, que já está em andamento em três escolas, é o resultado de uma articulação estratégica entre o Sebrae Roraima, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEED) e da Secretaria de Planejamento (Seplan), e o deputado estadual Marcos Jorge, que destinou emendas parlamentares para a sua viabilização. O projeto posiciona Roraima como o primeiro estado da Região Norte a receber esta iniciativa.

Emerson Baú destacou a importância da ação como um investimento no futuro dos jovens.

“Esses alunos, ao chegarem ao mercado de trabalho com a qualificação proporcionada pela Escola Sebrae, terão mais segurança em se apresentar e melhores condições de realizar um bom trabalho. Eles terão a oportunidade de progredir na carreira e, para aqueles que pretendem abrir um negócio, estarão mais preparados e organizados para ter sucesso. O NEJ oferece uma capacitação de grande qualidade de uma maneira lúdica e divertida, reforçando o comportamento empreendedor e ajudando-os a absorver esse conhecimento para fazer a diferença.”

A gestora do NEJ em Roraima, Eliene Araújo, explicou o processo de seleção das escolas e o impacto inicial nos alunos.

“As escolas foram selecionadas com base no perfil do nosso Catálogo de Cursos e na infraestrutura, como a existência de laboratório de informática. Mais de 90 alunos estão participando ativamente nas três turmas, com instrutoria e atividades práticas, como a empresa simulada e a tutoria. Na Major Alcides, que é a nossa escola piloto, percebemos uma motivação diferente nos alunos, pois o curso é uma descoberta e uma conquista diária de experiência, algo diferente da educação convencional.”

A relevância do projeto foi reforçada pela gestora da escola, Prof. Orlene de Oliveira, que ressaltou o valor do curso técnico para o futuro profissional dos estudantes. “Sou a favor de cursos técnicos dentro das escolas, pois muitos alunos não têm oportunidade de trabalho após concluir o ensino médio e nem todos optam por uma faculdade. O curso técnico em parceria com o Sebrae abre portas, encaminhando esses alunos para o primeiro emprego. Muitos de nossos alunos já são empreendedores em áreas como design e alimentação. O curso vem para despertar e estruturar de forma profissional aquilo que eles já vinham fazendo na vida.”

A voz dos alunos expressa o entusiasmo com a oportunidade. Eduarda Ribeiro, aluna do projeto, celebrou o acesso à educação de qualidade.

“Estou muito feliz porque essa é uma oportunidade que muitos jovens brasileiros não têm, ainda mais por ser um curso de graça. Eu amei o curso, os professores tornam as aulas muito participativas. Eu achei que seria tedioso e monótono, mas não é. É algo que realmente me interessei.”

Rafaela Maia, coordenadora estadual do NEJ, reforçou o potencial transformador do projeto.

“O NEJ oferece ao aluno a oportunidade de ter uma formação técnica para que ele entre no mercado de trabalho com uma valorização profissional mais elevada. Além disso, proporcionamos parâmetros para que eles desenvolvam o comportamento empreendedor na vida pessoal e profissional, aprendendo a correr riscos calculados e a tomar decisões mais assertivas.”

Outra aluna, Maielly Pereira, expressou sua alegria. “Estou muito feliz por ter ganhado essa oportunidade, que é bem difícil hoje em dia. Nossa escola está sendo abraçada pelo Sebrae e eu estou com várias expectativas. Vou aprender como administrar um negócio, sobre matemática financeira e sobre todos os direitos e deveres.”

O NEJ, que integra o currículo escolar aos valores do cotidiano, está alinhado aos quatro pilares da educação da UNESCO e contribui diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da ONU, que visa garantir educação inclusiva e de qualidade. O projeto simboliza um investimento estratégico e de longo prazo no futuro da juventude de Roraima.

Fonte e imagens: SEBRAE-RR DA ASN RORAIMA– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

Postado em 27 de junho de 2026

CERTAME ALERR
Aulão da Escolegis reúne candidatos às vésperas do concurso da Assembleia Legislativa

Postado em 27 de junho de 2026

Governador Soldado Sampaio assina decreto que moderniza estrutura da PMRR e formaliza novas unidades

Postado em 27 de junho de 2026

📢 FÓRUM DCA RORAIMA REALIZA OFICINA SOBRE LINGUAGEM INCLUSIVA E COMUNICAÇÃO ANTICAPACITISTA

Postado em 27 de junho de 2026