Pesquisar

Equipe da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth realiza transfusão sanguínea em feto

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A equipe médica do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) realizou na tarde desta quinta-feira, 17, uma transfusão sanguínea intrauterina no bebê da paciente Acássia Vitória Machado, de 27 anos. Esta é a terceira vez que a Maternidade realiza esse tipo de procedimento.

Por meio de exames laboratoriais de alta complexidade, a equipe da unidade identificou anemia no feto e, para não agravar a situação, foi feita a transfusão sanguínea intrauterina, que consiste em injetar glóbulos vermelhos de um doador e viabiliza a maturidade fetal. As hemácias vieram do Hemoam (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).

O diretor-geral da Maternidade, Manuel Roque, destacou a importância da intervenção médica e lembrou que, desde o ano de 2022, esse procedimento não era realizado em Roraima.

“Essa condição só se dá por conta da incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê. Então, para ter uma gestação boa e a criança nascer no tempo certo foi necessário fazer essa transfusão intrauterina para sanar um problema de anemia da criança. Enquanto diretor-geral da Maternidade, fico muito feliz de estarmos retornando esses procedimentos complexos dentro da Maternidade.  Isso mostra o quanto estamos comprometidos com a saúde dos nossos pacientes e capacitados também”, enfatizou.

A médica Kelly Duarte, especialista em obstetrícia e medicina fetal, explicou que a transfusão de sangue intrauterina é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

“Fizemos esse procedimento porque o bebê está com anemia. Essa anemia é detectada pelo exame de ultrassom, o Doppler fetal. O procedimento é realizado até 35 semanas de idade gestacional. Se não for feito, haverá agravamento da anemia”, disse.

Breno Victor, de 27 anos, esposo da paciente, aguardava o procedimento ansioso e destacou o apoio de todos da equipe da Maternidade.  “Esse é o nosso segundo filho. Dá um medo porque é uma coisa bem rara que está acontecendo, mas vi que os médicos são muito competentes. Senti o apoio de todos aqui. Estou bastante confiante que vai dar tudo certo”, afirmou.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae coloca mais de 200 jovens na trilha do empreendedorismo

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Caer realizará novas perfurações de poços na Vila Entre Rios

Postado em 10 de fevereiro de 2026