Pesquisar

Faperr e parceiros fortalecem inovação e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Focado no fortalecimento da bioeconomia, na valorização dos saberes tradicionais e no empreendedorismo sustentável, o Sebrae-RR, em parceria com a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lançou na última terça-feira, 18, o Amazontech 2025.

Desenvolvimento regional sustentável com inclusão e diversidade, internacionalização, inovação e colaboração por meio de parcerias estratégicas são as diretrizes que orientam a edição deste ano. Criado há mais de 20 anos pelo Sebrae, o programa promove tecnologias sustentáveis e amplia a sensibilização sobre a importância da conservação ambiental por meio da tecnologia, ciência e empreendedorismo.

O governador Antonio Denarium explicou que o Amazontech reflete a nova era de Roraima na produção embasada pela ciência e a sustentabilidade, uma bandeira do Governo de Roraima.

“Nossa gestão promove a produção sustentável e apoia os empreendedores, gerando renda e impulsionando a bioeconomia, valorizando tecnologias limpas e saberes tradicionais. É um trabalho para consolidar Roraima como referência no caminho do desenvolvimento sustentável”, declarou o governador.

O presidente da Faperr, Pedro Cerino, enfatizou o investindo em pesquisa e inovação para transformar desafios em oportunidades e garantir que o desenvolvimento da nossa região aconteça com sustentabilidade e impacto positivo para as próximas gerações.

“Eu me sinto muito orgulhoso em fazer parte desse processo, pois reforçamos nosso compromisso com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A ciência tem um papel fundamental na construção de soluções que equilibrem crescimento econômico e preservação ambiental, e este evento é uma prova do potencial da nossa região”, disse.

Pesquisadores, empresários, autoridades e representantes dos nove estados da Amazônia estiveram presentes no evento.

Um dos destaques foi a realização da COP30 no Brasil, mencionada pelo secretário executivo do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Marcelli Brito, que enfatizou a oportunidade de o país se tornar uma potência na economia verde. “Esse é o momento para transformar nossa biodiversidade em desenvolvimento sustentável, sem comprometer os recursos naturais.”

O chefe de gabinete do Conselho Nacional do Sebrae, Ivan Russni, representando o presidente do Conselho Deliberativo, José Zeferino Pedrozo, destacou o papel da entidade no programa: “Esse evento reúne vários estados que trazem a força do Brasil para o mundo, agregando valor à produção do agronegócio, da indústria de transformação e da agroindústria, além de unir entidades que podem e vão impulsionar o Amazontech.”

UM OLHAR PARA O FUTURO

O evento principal do Amazontech ocorrerá de 4 a 6 de setembro deste ano e promoverá soluções sustentáveis para desafios locais, além de incentivar o intercâmbio de ideias por meio de seminários temáticos, exposições de produtos e serviços sustentáveis, hackathons e outras atividades. A programação completa será divulgada pelo Sebrae em Roraima.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026