Pesquisar

Governo de Roraima integra expedição para fortalecer e promover desenvolvimento de comunidades ribeirinhas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma expedição formada por integrantes da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Humanos), em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), está visitando a região do Baixo Rio Branco entre os dias 7 e 11 de janeiro.

O objetivo é visitar as comunidades de Santa Maria do Boiaçu e de Terra Preta para identificar e discutir as necessidades locais relacionadas à pesca esportiva e à preservação ambiental. Essa ação integra o plano de trabalho do Conselho Consultivo da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Baixo Rio Branco, que visa promover o desenvolvimento sustentável da região.

Segundo o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, durante a expedição, será realizado um diálogo aberto com as comunidades para entender suas prioridades e expectativas em relação ao uso dos recursos naturais e à conservação do meio ambiente.

“Estamos comprometidos em ouvir as vozes das comunidades e entender suas realidades. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento de estratégias que respeitem o meio ambiente e promovam a qualidade de vida”, afirmou Bruno.

Além de discutir a pesca esportiva, a expedição buscará avaliar as potencialidades para a implantação de novas matrizes de desenvolvimento que transcendam o turismo de pesca e o turismo histórico-cultural. A proposta é explorar novas oportunidades de negócios que incluam a agricultura familiar indígena, guias locais e a condução turística, promovendo assim uma economia diversificada e sustentável.

A Secretaria de Cultura e Turismo também está integrada a esse esforço, com o Departamento de Turismo atuando como representante nas discussões. “É essencial que o turismo na região seja desenvolvido de forma sustentável, beneficiando as comunidades locais e preservando a rica biodiversidade do Baixo Rio Branco”, destacou o diretor.

A expedição ao Baixo Rio Branco representa um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável para as comunidades ribeirinhas, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026