Pesquisar

Polícia Militar de Roraima celebra data de criação da corporação no Estado

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A PMRR (Polícia Militar de Roraima) comemorou nesta quinta-feira, 26, mais um ano de história com uma solenidade militar realizada na esplanada do QCG (Quartel do Comando Geral), em Boa Vista, em homenagem aos 49 anos de criação da Corporação. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o governador Antonio Denarium, o Comandante-Geral da PMRR, Coronel Miramilton Goiano de Souza, deputados estaduais e federais, policiais militares veteranos da corporação e representantes da sociedade civil.

A solenidade de aniversário da Polícia Militar foi marcada também pelo recebimento de novos equipamentos e armamentos, fruto de investimentos estaduais e de emendas parlamentares, que totalizaram mais de R$ 5 milhões.

“Estamos aqui hoje reconhecendo a origem da Polícia Militar, bem como homenageando os policiais veteranos que tanto contribuíram para a corporação, e ainda entregando novos veículos e diversos equipamentos. É o governo do estado realizando os maiores investimentos na Polícia Militar. São armamentos e veículos que ajudarão a fortalecer a capacidade operacional da tropa, que não tem medido esforços para prestar um trabalho de excelência à sociedade”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

Entre os itens entregues estavam 390 pistolas TS9, três micro-ônibus e três vans, somando mais de R$ 3 milhões, por meio de recursos do Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública); 30 mil munições de calibre 9mm destinadas ao treinamento e 3 vans adquiridas por meio de emenda parlamentar do senador Hiran Gonçalves, deputado federal Nicoletti e o ex-deputado federal Haroldo Cathedral, além de 28 submetralhadoras calibre 9mm, adquiridas também por meio de emenda do senador Hiran Gonçalves.

Celebração foi marcada por homenagens a personalidades civis e militares

A cerimônia foi marcada por homenagens a militares e civis que contribuíram para o fortalecimento da segurança pública em Roraima. Entre honrarias concedidas estão as medalhas “Dedicação Policial Militar”, entregue a policiais veteranos em reconhecimento pelos 30 anos de relevantes serviços prestados à população, “Forte São Joaquim”, entregue a militares e civis pelo relevante apoio à Polícia Militar e ainda a Comenda “Amigo da Polícia Militar”, concedida a militares, personalidades civis e instituições que prestaram relevantes serviços à PMRR.

Entre os homenageados, o sargento Fernandes e o major Falckmer Pantoja emocionaram ao relembrarem suas trajetórias na corporação.

“Com certeza para nós é muito gratificante. Após muitos anos dedicados à comunidade e hoje estarmos aqui para comemorar com a nossa família é um muito especial e muito importante, eu fico até sem palavras”, disse o major.

“É um motivo de orgulho e quero parabenizar quem teve essa ideia que reconhece o nosso trabalho especialmente para nós que tivemos a honra de servir a Polícia Militar, eu os demais colegas veteranos nos sentimos muito felizes”, complementou o sargento.

Alegria também para o tenente Evilásio Moares dos Santos que também foi homenageado.

“Essa homenagem é um reconhecimento, e eu que entrei na década de 79 vejo hoje esse momento como especial e de reconhecimento pelo trabalho que prestei á sociedade”, agradeceu.

Militares se emocionam ao ver o reconhecimento da origem da PM

Outro momento marcante da solenidade foi o reconhecimento oficial da origem histórica da PMRR. Por meio do Decreto nº 37.129-E, o governador Antonio Denarium estabeleceu o dia 26 de novembro de 1944 como a data de criação da Polícia Militar de Roraima, em alusão à antiga Guarda Territorial, criada na década de 1940 no então território de Rio Branco.

Em discurso, o comandante-geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano de Souza, reforçou o papel histórico da corporação e a importância de sua evolução ao longo dos anos. Além disso, foi assinada a Portaria nº 2173, que institui o Toque de Presença e o Exórdio, homenagens destinadas aos policiais veteranos em solenidades comemorativas.

“Um momento histórico. Eu agradeço o reconhecimento do Governo do Estado em trazer o legado que foi feito pela guarda territorial, e hoje temos a honra de ver policiais veteranos que já atuavam na antiga guarda territorial, e graças a um trabalho científico e monográfico temos o reconhecimento da origem da Polícia Militar, em especial graças ao apoio da amiga Cecy Brasil que disponibilizou o material histórico e a Ten. Ednelma, que recebeu a missão e finalizou o projeto científico com maestria e ao ter conhecimento o governador prontamente reconheceu a história da Polícia Militar com a data de 26 de novembro de 1944. Sem dúvidas um legado que vai ficar para sempre em nossas lembranças”, reforçou o comandante.

O evento foi encerrado com o tradicional desfile da tropa, composta pela primeira vez por um grupamento de veteranos, comandados pelo deputado estadual Coronel Chagas, que também prestou serviços à Polícia Militar de Roraima.

“É uma honra muito grande estar aqui participando de momentos como esse, pois a Polícia Militar é uma instituição tão importante e respeitada e pra mim é uma satisfação fazer parte desse momento”, disse o empresário Rodrigo Mesquita que foi um dos homenageados com a medalha Forte São Joaquim.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026