Pesquisar

Sefaz e Seed iniciam curso pioneiro sobre educação fiscal em Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Sensibilizar os profissionais da Educação com enfoque em questões tributárias e gestão dos recursos públicos para serem disseminadores de conteúdos em sala de aula. Com esse propósito, teve início na manhã desta terça-feira, dia 10, a Semana de Formação de Profissionais Voltados à Educação Fiscal, no Auditório da nova sede da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), no Centro, em uma parceria entre a Sefaz (Secretaria da Fazenda) e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Estiveram presentes na abertura do evento o secretário adjunto da Sefaz, Kardec Jackson, o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, o Delegado da Receita Federal em Roraima, Roberto Paulo, o coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da CGU (Controladoria Geral da União), Celso Duarte, o coordenador do Gefe (Grupo de Educação Fiscal Estadual), Tom Zé Albuquerque (Sefaz) e da integrante do Gefe, Vanete Aguiar.

Voltado inicialmente para professores formadores do Ceforr (Centro Estadual de Educação dos Profissionais de Educação de Roraima), docentes das redes estadual e municipal, além de interessados na temática de Educação Fiscal, o curso segue até sexta-feira, 13, com palestras e oficinas, que serão ministrados por especialistas no assunto.

Entre os palestrantes está a economista e analista tributária Vania Maria de Oliveira e Silva, da Superintendência da Receita Federal do Amazonas. Ela explica que a educação fiscal é um processo pedagógico de conscientização do cidadão, da importância do tributo e da importância que a sociedade participe do controle desse recurso.

“Porque não basta só que arrecade, esse recurso precisa ser otimizado na sua utilização e para isso a sociedade precisa participar tanto na decisão de como gastar, como também no controle do gasto, acompanhando o gasto para impedir que haja corrupção, desvio desse recurso, então, a educação fiscal ela tem esse viés, de fazer com que o contribuinte compreenda que tudo que é do Estado é dele, trazer a noção de pertencimento, que o contribuinte se sinta dono, do Estado, e ele se sinta dono dos bens públicos e se sinta dono dos recursos públicos”, aponta Vania.

Ela destaca que quando trabalha educação fiscal nas escolas, o primeiro resultado que observa e que todas as escolas relatam é a preservação do patrimônio escolar.

“A partir do momento que o estudante tem a consciência de que o bem público é dele, pertence a ele, porque tem recurso da sua família ali, que não é dos outros, que não é do governador, não é do prefeito, que é dele”, conta.

O secretário Kardec Jackson, um dos pioneiros no processo de implantação do programa de educação fiscal em Roraima, reforça que a sociedade precisa acompanhar como funciona a máquina pública.

“Nenhum país consegue se desenvolver se não tiver uma base educacional forte. E a educação fiscal tem por finalidade precípua manter a sociedade informada a respeito do funcionamento do Estado”, disse.

O secretário Mikael Cury-Rad afirmou que quando a Sefaz trouxe a proposta de formatação desse curso, a Seed viu ali a oportunidade de fomentar esse conhecimento sobre educação fiscal e determinou a formalização do modelo que a Escola Girassol vai ter como referência.

“Essa proposição não pode ficar só no viés de liderança. A gente tem de entregar isso para a base. A gente tem de fortalecer os nossos alunos de como funciona essa metodologia fiscal. Nós temos de levar isso para a sociedade, porque isso vai fortalecer e vai nos ajudar até mesmo no controle interno, numa fiscalização, de como a gente vai trabalhar, de como esse recurso está sendo aplicado”, comentou o secretário.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Governo de Roraima reforça parceria estratégica com Guiana para desenvolvimento regional

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais

Postado em 10 de fevereiro de 2026

CARNAVAL 2026
Chame alerta contra importunação e assédio sexual durante a folia

Postado em 10 de fevereiro de 2026