Pesquisar

População recebeu atendimento em saúde e prevenção na Policlínica Coronel Mota neste sábado

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde, por meio da Policlínica Coronel Mota e em parceria com Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou neste sábado, dia 7, uma ação que ofereceu consultas, orientações e sensibilização da população sobre os riscos do câncer de pele.

A diretora da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro, falou sobre a importância da ação que aconteceu simultaneamente em todos os estados neste sábado.

“É uma ação que está no calendário nacional. Realizamos em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. É um rastreio do câncer de pele. O Dezembro Laranja é um mês para trazer à tona a necessidade de cuidado com a pele. A pessoa que tem alguma lesão característica, alguma manchinha que sangra, que incomoda, que coça, que está crescendo muito rápido, este é o perfil do paciente que a gente está buscando”, explicou a diretora.

Ela ressaltou que a ação reúne vários profissionais, inclusive, alguns participam de forma voluntária.

“É uma ação de cunho social, para que a gente identifique previamente, para que essa lesão seja retirada antes de causar um dano maior à saúde da pessoa. O nosso índice de câncer de pele é alto.  Temos uma alta taxa de incidência solar, e a ação é para a gente identificar preventivamente”, disse Mayara.

A médica dermatologista Ana Paula Vitti, membro da Sociedade de Dermatologia, explicou que o câncer de pele é o de maior incidência em Roraima e que é possível salvar vidas quando a doença é detectada no início.

“A prevenção é vida. A gente salva vidas pegando um melanoma in situ no início. Quando ele já tem metástase leva o paciente a óbito. Para nós, dermatologistas, é muito importante cuidar da pele dos nossos pacientes, do cidadão roraimense”, frisou a médica.

Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a maior incidência de câncer é o de pele. A dermatologista Ana Paula lembrou que o Dezembro Laranja é uma ótima oportunidade para a população fazer um checape.

“O Dezembro Laranja é uma oportunidade para fazer um checape e terminar o ano bem. Sabendo que está tudo bem com você e que sua pele está bem cuidada”, garantiu.

A professora Maria Sueli Rodrigues Ferreira, de 47 anos, aguardava a sua vez para se consultar com o especialista e ressaltou a importância de descobrir o câncer de pele no começo.

“É importante detectar no começo. As consultas particulares com o especialista são caras e, quando tem uma campanha assim, com atendimento gratuito com profissionais da área, é bom que a gente aproveite para fazer essa prevenção, porque uma vez detectado, tem que tratar. E, contra qualquer doença, a melhor forma é a prevenção. A gente sabe que o câncer uma vez que se instala pode ser bem agressivo”.

O médico veterinário, Victor Cabral, de 24 anos, achou a ação importante e aproveitou para passar pelo especialista.

“Estou gostando muito, porque o câncer de pele é um tipo de câncer que normalmente as pessoas não prestam muita atenção. Eu acho fundamental para gente cuidar mais da saúde. Eu vim pra tirar dúvidas e ficar com a consciência tranquila”, disse.


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DESAPEGO CONSCIENTE
Podcast da ALERR promove debate sobre bem-estar emocional e sustentabilidade

Postado em 11 de fevereiro de 2026

Investe Roraima 2030 apresenta potencialidades do Estado a investidores nacionais

Postado em 11 de fevereiro de 2026

EM MUCAJAÍ
CCJuv leva “Carnaval da Zumba” com aulão gratuito na Praça Chaguinha Aguiar

Postado em 10 de fevereiro de 2026

Ação integrada entre Polícia Civil e SEED resulta na prisão de candidata por uso de documentos falsos

Postado em 10 de fevereiro de 2026