Pesquisar

FEDERAL Presidente da ALE-RR participa de assinatura de contrato para criação de Hospital Universitário em Roraima | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Assinatura, que ocorreu no salão nobre da Reitoria da UFRR, subsidia criação do primeiro Hospital Universitário de Roraima – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), acompanhou a assinatura do contrato que passa a gestão do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco para a Universidade Federal de Roraima (UFRR). A ação busca subsidiar a criação do primeiro Hospital Universitário do Estado.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (23), no salão nobre da Reitoria da UFRR, e teve participação do Ministro da Educação, Camilo Santana, do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, bem como dos parlamentares estaduais Dr. Cláudio Cirurgião (União) e Catarina Guerra (União).

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio, enfatizou união entre instituições públicas para garantir mais políticas de saúde e educação no Estado – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Foi toda uma união entre instituições, em que o Poder Legislativo estadual compreendeu a relevância desse projeto e autorizou a cedência do Hospital das Clínicas para a Universidade. Então, temos o sentimento de realização, pois logo logo estará à disposição de toda a população essa grande unidade de saúde”, destacou Sampaio.

A Casa Legislativa contribuiu para a conquista do hospital universitário roraimense por meio das discussões da matéria na Comissão de Saúde e Saneamento da ALE-RR. Além disso, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 311/2023, que autorizou a transferência do imóvel do Hospital das Clínicas, até então pertencente ao Governo do Estado, para a UFRR.

O deputado Dr. Cláudio Cirurgião, presidente da comissão de Saúde da ALE-RR, discursou no evento e comemorou a assinatura do ato administrativo.

O presidente da Comissão de Saúde da ALE-RR, deputado Dr. Claudio Cirurgião, participou ativamente das discussões sobre o hospital universitário no Parlamento estadual – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“O momento é de extrema emoção, porque nós, da Assembleia Legislativa, nos empenhamos muito para que isso pudesse ser concretizado hoje. O nosso trabalho começou em abril do ano passado, com a articulação junto ao governo do Estado, e proporcionou firmar o contrato de gestão com a Ebserh, estatal que gerencia todos os hospitais federais universitários do Brasil”, comentou o parlamentar.

O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a harmonia entre poderes de todas as esferas da federação para beneficiar a sociedade roraimense.

 

 

Ministro da Educação, Camilo Santana, informou que os recursos para novo hospital é de mais de 100 milhões de reais – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Acredito que a criação do hospital universitário é fruto da união de todos os entes federados. Ganha muito o povo de Roraima, que vai ter mais um hospital secundário de média e alta complexidade, bem como ganha os acadêmicos do curso de saúde da Universidade, com o desenvolvimento de ensino e pesquisa nesse ambiente”, frisou o ministro.

 

 

 

 

Sobre o Hospital

O Hospital Universitário Federal terá gestão compartilhada entre a UFRR e Ebserh, com um investimento total de R$100 milhões. O encontro detalhou a construção de novos blocos hospitalares, que vão disponibilizar 220 leitos clínicos e cirúrgicos para população roraimense.

Presidente da Ebserh detalhou todos os serviços médicos que serão oferecidos no novo hospital – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“O novo hospital será implementado a partir da estrutura hospitalar existente, mas vamos fortalecer a rede de saúde do Estado, reduzir o tempo de espera para realização de exames e fortalecer o vínculo do Sistema Único de Saúde [Sus] com a rede de cuidados da saúde indígena”, disse Arthur Chioro, presidente da Ebserh.

Dentro dos investimentos, destaca-se ainda expansão do hospital com a construção de um novo bloco hospitalar para abrigar a unidade de retaguarda de saúde indígena, a primeira do país.

 

 

Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, acredita que haverá nova realidade na saúde em Roraima no período de um ano – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Com todo esse investimento, ganha a Universidade, mas também toda a população do Estado. Acreditamos que num prazo de um ano, teremos um outro cenário de saúde pública e de formação em Roraima”, ponderou o reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli.

Os registros fotográficos do evento podem ser acessados por meio do Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima, no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025