Pesquisar

Governo promove segunda conferência estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) promoveu nesta quarta-feira, 10, a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima.

O evento foi feito em parceria com o Coede (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a DPE-RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima),

A programação aconteceu no auditório do Sicredi e teve o objetivo de discutir os desafios e avanços na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo um espaço de diálogo e reflexão sobre questões fundamentais para a inclusão, acessibilidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

A conferência reuniu centenas de participantes em um evento marcado por discussões profundas e reflexões sobre o empoderamento e a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade, contando com a presença do Diretor de Relações Institucionais da SNDPD (Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), do MDHC (Ministério de Direitos Humanos e Cidadania), Antônio José Ferreira, além de autoridades governamentais e da sociedade civil, ativistas, especialistas e principalmente pessoas com deficiência e seus familiares.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, propor soluções e contribuir para a elaboração de políticas mais eficazes. Um dos pontos altos da conferência foi a apresentação de casos de sucesso de inclusão em diferentes áreas, destacando iniciativas inspiradoras e mostrando que a inclusão é não apenas possível, mas também benéfica para toda a sociedade.

Segundo a presidente do Coede, Cleomar dos Santos, a conferência é um momento importante para a população roraimense.

“Um dia de muitos desafios para a sociedade, a Conferência em si busca o fortalecimento e a participação da pessoa com deficiência na defesa de seus direitos, por meio de debates, eixos e mesas temáticas para construção de propostas, estratégias e desafios, onde iremos levar para a Conferência Nacional que será realizada no mês de julho em Brasília”, declarou.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que a Conferência Estadual busca mostrar ao público participante a importância da coletividade na inclusão das pessoas com deficiência.

“O foco principal da Setrabes e do governo do estado é olhar cada pessoa com sua eficiência, seu talento e potencial. Então a realização da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima tem o objetivo de tornar um evento lindo e muito significativo por meio da união de parceiros, associações e sociedade civil, onde o nosso propósito é cuidar dessas pessoas por meio das políticas públicas”, afirmou.

EIXOS TEMÁTICOS:

EIXO I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

EIXO II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

EIXO III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

EIXO IV – Cidadania e Acessibilidade;

EIXO V – Os desafios para a comunicação universal.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025