Pesquisar

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ALE-RR nega retirar projeto do governo de tramitação por ser de ‘interesse social e público’ | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) negou, nesta quarta-feira (3), o pedido do governador Antonio Denarium (Progressistas) para retirar de tramitação o projeto de lei (PL) que trata da regularização fundiária no Estado. O presidente do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), avaliou que a matéria é de interesse social, está em tramitação há dois meses e possui dezenas de emendas apresentadas pelos deputados.

O projeto foi protocolado na Casa em janeiro deste ano e chegou a ser pautado em sessão extraordinária em fevereiro, pois o governador havia solicitado análise em regime de urgência. Contudo, à época, os deputados avaliaram que a proposta envolvia um assunto complexo, de impactos para toda a sociedade e não podia ser debatido a curto prazo. Por essas razões, retiraram a proposição da ordem do dia.

A decisão desta Presidência, no caso em análise, considera o estágio de tramitação da proposição que, neste caso, já recebeu 35 emendas de três deputados até o momento, bem como foi objeto de amplas discussões pela comissão especial responsável pela emissão de parecer”, destacou Sampaio ao indeferir o pedido, ressaltando ainda que o PL é “de notória relevância social e de interesse público”.

O PL encaminhado pelo Executivo à ALE-RR pretende alterar a Lei nº 976/2014, que dispõe sobre a Política Fundiária e Regularização Rural do Estado.

Segundo Antonio Denarium, a questão fundiária de Roraima destoa do restante do país em razão processo histórico de criação do Estado e é preciso atualizar a legislação sobre terras, “com o objetivo de atender aos anseios e proceder às correções, pelo menos em parte, das injustiças e desatenção histórica da União”.

Arquivado

Ainda nesta quarta-feira, Denarium solicitou a retirada do projeto de lei que trata sobre a reorganização administrativa do Executivo Estadual. Uma das mudanças era elevar, por exemplo, ao status de secretaria a Procuradoria e Controladoria-Geral do Estado, e fortalecer a auditoria interna dos processos.

Texto: Josué Ferreira

Foto: Eduardo Andrade / Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025