Pesquisar

PARLAMENTO JOVEM RORAIMENSE Documentário sobre projeto que insere estudantes no processo político estreia nesta segunda-feira | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A TV Assembleia (57.3) estreia nesta segunda-feira (25), a partir das 18h, o documentário “Parlamento Jovem 2023”, um projeto da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) voltado para os jovens do ensino médio de escolas públicas, no qual eles puderam conhecer e vivenciar todo o processo político, incluindo práticas parlamentares.

 

Executado pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJUV), este ano foi realizado com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria Estadual de Educação (Seed). Foram cinco meses de atividades, entre palestras nas escolas, campanha, eleição dos 24 jovens deputados, diplomação, posse, sessões plenárias, apresentação e votação de projetos de lei, reuniões de comissão e debates sobre temas relevantes para o Estado. A TV Assembleia registrou todas as etapas.

O projeto estava parado há algum tempo. No entanto, em 2023, ressurgiu com algumas novidades, conforme a diretora da emissora, Camila Dall’Agnol.

“É importante frisar que o Parlamento Jovem estava parado e voltou nesta legislatura em um formato diferenciado, com seis escolas participando, tendo sido passadas mais informações aos alunos. Eles entenderam como funciona e como é fiscalizado o processo eleitoral. Também tem a participação dos deputados que apadrinharam cada jovem, a expectativa e emoções dos pais, enfim, tudo isso está dentro do nosso material”, destacou.

O documentário é apresentado pela jornalista Júlia Matos. Para ela, que também acompanhou o passo a passo, durante as gravações os estudantes se mostraram interessados e conscientes da importância do projeto.

“Todos prestaram atenção, se envolveram, participaram de cada etapa, como o conhecimento e treinamento dos mesários, campanha, eleições, até chegarem à posse. Então, foi um processo em que eles demonstraram estar cientes do que queriam. Eles também trouxeram para as sessões aqueles PLs que já tinham como pautas, e muitos foram aprovados. Foi uma experiência incrível que trouxe conhecimento e a solução de problemas que eles enfrentavam na comunidade e na escola. A partir disso, eles poderão ajudar muitas outras pessoas”, acredita Matos.

Para o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio, falar sobre o Parlamento Jovem é muito fácil, porque, em sua concepção, foi algo inovador. De acordo com ele, uma das novidades foi a substituição do critério de escolha dos deputados jovens por meio de redação.

“Transformamos toda a construção do projeto em um processo eleitoral legítimo, que contou com a contribuição e a participação direta da Seed e do TRE, que cedeu suas equipes técnicas e as urnas eletrônicas para que os jovens participassem ativamente, conhecendo-as, sabendo os critérios de quem pode ou não votar, como tirar um título de eleitor e o manuseio da urna, além do rompimento daquela ideia equivocada, que foi plantada na sociedade brasileira, de que ela não é segura. Então, todos os jovens que participaram, desde o eleitor até os deputados eleitos, tiveram conhecimento e consciência da importância da urna no processo eleitoral”, avaliou.

Pablo enfatiza ainda a condução do projeto ter sido feita por uma equipe composta por jovens servidores.

“Eles foram a essas escolas divulgar o Parlamento, dialogar com a juventude, prestar esclarecimentos e, em seguida, deu assessoria aos eleitos. Estamos muito felizes e realizados.

 

 

 

 

O nosso agradecimento especial ao presidente da Casa, Soldado Sampaio [Republicanos], à direção do TRE, à Seed e aos gestores escolares que foram fundamentais para o sucesso.

 

 

 

 

Não poderíamos deixar de valorizar, também, a participação dos quatro mil alunos e, ainda, dos jovens eleitos que superaram medos e desafios pessoais, e fizeram uma participação brilhante no debate, na elaboração de projetos e na construção de um Parlamento juvenil. Acreditamos que a semente foi plantada e que todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar de alguma forma dessa edição serão marcados para o resto da vida”, concluiu.

Ficha técnica

Reportagem: Júlia Matos

Edição de texto:  Camila Dall`Agnol

Produção: Priscila Araújo, Tamara Araújo e Leandra Carmo

Imagens: Claudinei Sampaio e Emackson Sarmento

Apoio técnico: Ralyson Ramires, Leonardo Magalhães e Josué Hérnandez

Edição: Freed Faria

Diretor de programação: Bruno Almeida

Revisão: Camila Dall`Agnol

Diretora de televisão e rádio: Camila Dall`Agnol

Superintendente de Comunicação: Sônia Lúcia Nunes

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade | Jader Souza | Nonato Sousa | reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025