Pesquisar

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | Governo do Estado transfere Hospital das Clínicas para a Universidade Federal de Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na manhã desta quinta-feira, 21, o governador Antonio Denarium sancionou o Projeto de Lei nº 311/2023, que autoriza a transferência do imóvel onde funciona o Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco para a UFRR (Universidade Federal de Roraima).

A medida tem como objetivo transformar a unidade no primeiro Hospital Universitário do Estado, além de permitir a melhoria e ampliação do atendimento aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e o aumento da capacidade de ensino, pesquisa e inovação.

A cerimônia que marca o ato ocorreu na Reitoria da UFRR. Além do governador, o evento teve a presença do reitor da instituição, Geraldo Ticianeli, do deputado estadual Dr. Cláudio Cirurgião, de autoridades e das comunidades médica e acadêmica.

Denarium explicou na cerimônia que Roraima, junto de Rondônia e Acre, era um dos três Estados do Brasil que, até o momento, não tem um Hospital Universitário.

“Nós temos duas universidades públicas que formam médicos, e agora o Hospital Universitário servirá de base para a residência dos novos alunos. [A unidade] também vai ampliar o leque de atendimentos com várias especialidades que serão criadas além da construção de novos centros cirúrgicos, refeitório e melhoria da infraestrutura do Hospital, com investimento de mais de R$ 100 milhões. É uma parceria do Governo do Estado e do Governo Federal para atender melhor a nossa população”, ressaltou.

O gerenciamento de recursos será feito pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ligada ao Ministério da Educação.

A implantação está prevista no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), com orçamento de R$ 28,6 bilhões para Roraima. O novo Hospital contribuirá para uma maior cobertura da saúde e vai auxiliar na oferta de atendimentos frente ao crescimento populacional no contexto da imigração, além de melhorar e ampliar o atendimento aos pacientes do SUS e aumentar as possibilidades de práticas acadêmicas.

O reitor Geraldo Ticianeli ressaltou que a transferência é um passo muito importante para a sociedade roraimense, e que a UFRR receberá um hospital já estruturado.

“Estamos dando andamento às tratativas da assinatura do protocolo de compromisso para que se inicie um grupo de trabalho para dimensionar o corpo docente, de trabalho e recursos humanos em geral, além do dimensionamento de equipamentos. Será um grande incremento na saúde local, em que virão novos equipamentos e realizaremos concursos públicos e seletivos”, afirmou.

A previsão para que a Ebserh assuma completamente a gestão do futuro Hospital Universitário é agosto. Além da melhoria na saúde pública, que é de grande importância, com a unidade, Roraima também receberá mais profissionais e internos não apenas de medicina, mas também de enfermagem, farmácia, fisioterapia e saúde coletiva indígena.

Na ocasião também participaram da cerimônia a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o presidente da Comissão Estadual de Residência Médica, Dr. Mauro Asato e a comunidade acadêmica em geral.




De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025