Pesquisar

PATRIMÔNIO HISTÓRICO Formalização de ordem de serviço garante revitalização da Casa de Cultura | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na tarde desta quinta-feira (21), foi oficializada pelo Governo de Roraima a ordem de serviço para a restauração da Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller. O imóvel foi designado como sede da Academia Roraimense de Letras, tendo sido doado à instituição por meio da Lei nº 1.867/2023, cujo projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O deputado Marcos Jorge (Republicanos), autor do texto que deu origem à norma, afirmou que esse é um momento marcante para a história de Roraima. O parlamentar destacou que a valorização do patrimônio estadual somente foi possível devido à parceria entre os Poderes e instituições.

“É um momento muito importante para toda a sociedade roraimense e para todos aqueles que defendem a nossa cultura e patrimônio histórico. Graças a uma atuação do Legislativo junto ao Executivo, teremos a revitalização da Casa da Cultura, por meio da nossa atuação parlamentar e de recursos públicos assegurados pelo Governo do Estado”, frisou o deputado.

Marco histórico da década de 1940 e antiga residência oficial dos governadores do Estado, a Casa de Cultura fica localizada na Avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista. O imóvel é tombado como patrimônio histórico de Roraima, sendo que o projeto de restauração passou por análise de órgãos federais, garantindo a preservação das configurações originais da edificação.

Em frente à Casa da Cultura, a cerimônia contou com a presença da presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, que expressou a satisfação com o passo para a preservação do patrimônio cultural. “Meu coração está explodindo de gratidão, pois é um dia memorável não só para a Academia, mas também para memória, história do Estado como um todo”, afirmou Cecy Brasil.

Jânio Tavares, presidente do conselho estadual de cultura, também celebrou a restauração da Casa. Ele destacou que o atendimento dessa demanda foi por muito tempo aguardada pela classe artística do Estado.

“É um momento ímpar para a história de Roraima, porque há muitos anos a gente esperava por essa reforma. Passaram-se muitos governos e nada acontecia. Agora, a gente está tendo essa oportunidade, por meio dessa política estadual, de revitalizar esses ambientes históricos”, ressaltou Tavares.

O governador de Roraima, Antônio Denarium, demonstrou satisfação em atender aos pedidos dos produtores culturais e artistas do Estado sobre a reforma do imóvel.

 

“Após 29 anos do tombamento da Casa de Cultura como patrimônio histórico, fico muito feliz em assinar a ordem de serviço para a restauração. É um dia de celebração, pois estamos atendendo toda a demanda dos fazedores de cultura, que sempre cobraram o governo do estado para que essa obra fosse realizada”, conclui o chefe do Executivo.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026