Pesquisar

PRIORIDADES Presidente da Assembleia Legislativa levará situação de estudantes do EJA ao Poder Executivo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Homens e mulheres temem ficar sem aula na EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Lobo D’Almada. Preocupados com o futuro da turma para o próximo ano, um grupo de estudantes foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) nesta quarta-feira (22).

“Enquanto houver um aluno querendo estudar, o EJA vai continuar”, afirmou o parlamentar durante o encontro na Sala de Reuniões anexa ao Plenário Noêmia Bastos Amazonas. Conforme as estudantes, a direção da escola informou que no próximo ano não haverá turmas para esta modalidade de ensino.

 

 

A notícia motivou a criação de abaixo-assinado entre os estudantes, entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, pela continuidade das aulas. A Adriana Mendonça é uma delas e ao contar a rotina, emocionou-se. Ela está no 7º ano do Fundamental II no EJA e sonha cursar Antropologia.

 

 

“Viemos buscar esse apoio, fomos bem acolhidas. O EJA é o trampolim para pessoas como eu, como meus amigos da escola, para uma vida melhor. Temos que sair da ignorância. Eu passei mais de 30 anos sem estudar”, contou Adriana. A força de vontade em estudar a motivou a buscar outras escolas, outros estudantes, a fomentar a continuação da EJA.

 

 

Aos 60 anos, a Kátia Morais está no 8º ano do Ensino Fundamental e não pretende parar de estudar, ainda quer vestir um jaleco como técnica de enfermeira. “Estamos correndo atrás de um prejuízo, não tive a oportunidade de estudar quando era mais nova, mas sempre tive força de vontade e é isso que eu quero, que o sonho da EJA não acabe”, afirmou.

Atento aos relatos, o presidente da Casa se comprometeu a mediar o pedido com o Poder Executivo. “Eu fiquei muito sensível com essa causa porque são senhores e senhoras que estão voltando para sala de aula, buscando recuperar esse tempo perdido por várias razões, problemas financeiros, de família, morar no interior e tem que louvar, incentivar a essas pessoas a voltar para sala de aula”, destacou.

“Temos que incentivar, recrutar jovens e adultos que queiram concluir seus estudos, tem nosso apoio, eu vou buscar o Executivo, pelo Secretário de Educação, que em vez de fechar, que abra mais turmas da EJA”, complementou o presidente do Poder Legislativo.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza

SupCom ALERR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025