Pesquisar

JORNALISTAS ALE-RR vai transformar Sinjoper em utilidade pública e articulará apoio na Câmara para aprovação da PEC do Diploma | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) recebeu na tarde desta quarta-feira (22) membros do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Roraima (Sinjoper), que entregaram a Carta Jornalista Alexandre Borges, elaborada no 2º Congresso dos Jornalistas, em outubro deste ano. O vice-presidente da Casa Legislativa, Marcelo Cabral (Cidadania), também acompanhou a reunião. Na ocasião, a entidade entregou um boton com o slogan “Orgulho de ser Jornalista”.

A carta é uma síntese da pauta discutida durante o congresso e entre as demandas voltadas ao Poder Legislativo estão a transformação da entidade sindical em utilidade pública, a aprovação de uma Moção de Apoio na Casa Legislativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC-206/2012), conhecida como a PEC do Diploma, para ser enviada à Câmara dos Deputados  com o intuito de sensibilizar os parlamentares federais sobre a matéria.

Para Sampaio, as reivindicações do Sinjoper são legítimas e ajudam a construir a democracia, uma sociedade que desfrutará da liberdade de expressão com responsabilidade, respeitando a dignidade da pessoa humana.

“Já nos comprometemos em transformar o Sindicato dos Jornalistas, um dos mais antigos do Estado de Roraima, em entidade de utilidade pública. A Moção tem o nosso total apoio e é necessário a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, para respaldar a notícia com mais qualidade, com mais informações, com mais responsabilidade. Vamos encaminhar ao presidente da Câmara, Arthur Lira [PP] e à bancada roraimense, para que haja celeridade na votação da PEC do diploma”, afirmou Sampaio.

O chefe do Legislativo destacou que a situação das fake news é também um perigo para a democracia. “Muitas vezes não se consegue responsabilizar a pessoa responsável por aquela desinformação, porque não tem por trás um profissional, mas alguém que não se consegue identificar como autor daquela desinformação. É uma PEC que tem nosso total apoio, pois fortalece a democracia e tranquiliza a sociedade que receberá informação de um profissional qualificado”, destacou.

O presidente do Sinjoper, Paulo Thadeu Franco, explanou sobre as atividades do sindicato tanto em Roraima, no Cedcar (Conselho Estadual da Criança e do Adolescente), quanto a nível nacional, com participação no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), além de falar sobre a atuação da entidade no Fórum Nacional da Democratização (FND) e com assento na Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores do Instituto Vladimir Herzog.

Destacou que a principal luta do sindicato é a valorização profissional, que passa pela aprovação da PEC do Diploma em andamento na Câmara Federal. “Essa articulação com o Parlamento roraimense é mais importante ainda, pois ficou acordado uma articulação junto ao Parlamento Amazônico, no sentido de pedir apoio à bancada da região Norte, haja vista que a nossa bancada federal já sinalizou que vai apoiar a PEC”, disse o sindicalista.

Paulo Thadeu ressaltou também o apoio da Casa Legislativa ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima, a transformação da entidade em utilidade pública. “São assuntos relevantes para nossa categoria, bem como a defesa da democratização da comunicação a respeito das rádios comunitárias para envolver também os movimentos sociais”, completou.

Participaram também da reunião a vice-presidente do Sinjoper, Sonia Lucia Nunes, Adriana Cruz, representante da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) na região Norte, os jornalistas Oiran Braga, Antonio Bentes e Pablo Sérgio.

CEDCAR

O presidente da Casa Legislativa também recebeu representantes do Cedcar, que entregaram o plano decenal da entidade que defende os direitos da criança e do adolescente. O conselheiro Paulo Thadeu explicou que o documento é fruto de uma discussão que iniciou em 2013 e que agora foi consolidado.

“Esse plano contempla os povos originários e tem seis eixos, sendo um deles voltado à primeira infância, a convivência familiar. Há pontos específicos ao combate ao enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. É um plano para os próximos dez anos, a curto, médio e longo prazo, trazendo os eixos temáticos, trazendo um plano de execução envolvendo não só a sociedade civil, mas também todos os entes federados”, explicou.

Texto: Marilena Freitas

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Turismo de observação de aves de Roraima é destaque em catálogo nacional

Postado em 24 de dezembro de 2025

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025