Pesquisar

DEFICIÊNCIA PERMANENTE Parlamentares aprovam novo prazo de laudo e perícia médica | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Parlamentares aprovaram na manhã desta terça-feira (21) o Projeto de Lei (PL) nº 58/2023, que dispõe sobre o prazo de validade de laudo e perícia médica que atestam deficiências de caráter permanente no âmbito do Estado de Roraima. A matéria, aprovada com 21 votos favoráveis, foi apresentada pelo deputado Marcelo Cabral (Cidadania).

A proposta determina que o laudo passe a ter validade por prazo indeterminado, para fins de obtenção de benefícios destinados a pessoa com deficiência previstos na legislação estadual, e poderá ser emitido por profissional de saúde da rede pública ou privada.

Além disso, o documento poderá ser apresentado para as autoridades competentes por meio de cópias simples, desde que acompanhado do original, observado o disposto na Lei Federal nº 13.726/2018.

Segundo a justificativa do PL, a promulgação da Lei nº 13.146/2015, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, representou grande avanço para a população com deficiência. No entanto, muitas vezes, para ter acesso aos seus direitos e garantias, elas precisam apresentar laudo recente que ateste sua condição de saúde, mesmo nos casos em que as limitações são de caráter permanente.

“A nosso ver, trata-se de exigência injustificável, que gera grande transtorno para as pessoas com deficiência e seus familiares, notadamente aqueles de baixa renda, habitantes de localidades distantes da capital e com dificuldades de acesso à avaliação pericial. Isso claramente se trata do que o Estatuto da Pessoa com Deficiência qualifica como barreira, haja vista que tal situação não deixa de ser um obstáculo que limita – e até mesmo impede – que a pessoa com deficiência usufrua plenamente seus direitos”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o texto, a medida corrobora com a recente alteração aprovada pelo Senado Federal, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O PL segue para sanção ou veto do governador Antonio Denarium.

Estatísticas

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Desse contingente, 8,4% estão no Norte do país.

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Jader Souza/ Nonato Sousa

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026