Pesquisar

MELHOR ATENDIMENTO Servidores do Chame da ALE-RR recebem treinamento sobre Lei Maria da Penha | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (13), os servidores do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram de uma capacitação sobre a Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. O treinamento ocorreu na sede da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Casa Legislativa e foi ministrado por servidores do Tribunal de Justiça (TJRR).

O objetivo é identificar possíveis vítimas de feminicídio e melhorar o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Durante a capacitação, foram apresentados pelos servidores do TJRR os trâmites jurídicos que envolvem a Lei Maria da Penha, uma das leis brasileiras que visa coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra o gênero feminino.

Marcilene Melo, psicóloga do Chame, é uma das profissionais que realizam atendimentos no setor da ALE-RR. Ela afirma que a palestra ministrada contribuiu para melhorar o acolhimento das mulheres vítimas de violência.

“Nós precisamos estar totalmente preparados para receber a mulher vítima de violência doméstica. Então, conhecendo os requisitos da Lei Maria da Penha, fica muito melhor e mais fácil examinarmos e orientarmos essa mulher de forma correta, auxiliando-a buscar a ajuda necessária”, disse a psicóloga.

A parceria estabelecida entre a PEM e o tribunal foi fundamental para a realização da formação. Daison Cândido, assessor técnico do TJRR, conduziu a capacitação e destacou a relevância da palestra aos servidores do Chame.

“Essa foi uma proposta encaminhada para nós trazermos à tona a Lei Maria da Penha, sendo que a gente falou sobre as formas de violência, os dispositivos legais que a lei criou e encerramos com uma roda de conversa em que nós podemos tirar as dúvidas dos servidores do Chame e de alguma forma capacitá-los para um melhor atendimento”, ressaltou Cândido.

A colaboração entre os Poderes Legislativo e Judiciário, de acordo com a diretora do Chame, Hannah Monteiro, demonstra um esforço coordenado para melhorar o atendimento às vítimas de violência doméstica.

“Essa parceria com o TJ só tem a agregar. No mês passado, tivemos uma capacitação, agora a gente está tendo outra, o que reforça o nosso compromisso em trazer mais conhecimentos sobre essa área para todos os servidores que atendem essas mulheres”, frisou a diretora.

Na capital e no interior

Pertencendo à estrutura da Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo, há 13 anos o Chame atua no combate à desigualdade de gênero e à violência doméstica ao oferecer gratuitamente atendimento humanizado nas áreas de psicologia, jurídica e assistência social.

A população pode entrar em contato pelo ZapChame (95) 98402- 0502, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As mulheres podem receber atendimento presencial em Boa Vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida.

Já as moradoras de Rorainópolis e adjacências, podem buscar apoio no Núcleo da Procuradoria Especial da Mulher, na Rua Senador Hélio Campos, sem número, BR- 174. O atendimento multidisciplinar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Texto: Anderson Caldas

Foto: Jader Souza

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026

NA CAPITAL E INTERIOR
CCJuv da ALERR inicia período de matrículas e rematrículas nesta quinta-feira (12)

Postado em 11 de fevereiro de 2026