Pesquisar

VISITA TÉCNICA Presidente da Comissão da Família da ALE-RR recebe equipe do Conanda para abertura de diálogo com o Legislativo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social, deputada Joilma Teodora (Podemos), recebeu uma equipe do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) nesta quarta-feira (16), para discutir ações sobre a situação dessa parcela em Roraima.

Em novembro deste ano, acontece a 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (12ª CNDCA), e, desde maio do ano passado, o Conanda percorre o Brasil para conhecer as realidades de cada Estado, situações de desproteção e pensar em políticas públicas que atendam às demandas dos envolvidos.

A conferência é dividida em etapas, que consistem em um processo de diálogo sobre políticas e ações de promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes em todas as esferas. A visita a Roraima faz parte da etapa estadual, que será finalizada no fim deste mês.

“A gente veio aqui, na verdade, com uma agenda principal, que é a Conferência Estadual, onde vamos trabalhar com os eixos e conhecer a realidade do Estado como um todo. Conhecer também as situações dos indígenas, dos imigrantes, enfim, da população”, explicou a vice-presidente do Conanda, Marina Poniwas.

O conselheiro Paulo Tadeu Neves, que também é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar-RR), salientou a participação de todos os atores no processo.

“É importante ter esse diálogo com a sociedade local, fortalecer o sistema de garantia dos direitos desses jovens, e promover essa conversa com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, envolvendo, também, os movimentos sociais e toda a rede de proteção”, ressaltou.

Para a presidente da comissão, a visita vai propiciar que os representantes avaliem de perto a situação dessa população vulnerável. A parlamentar ainda ressaltou que é através da união entre as entidades que a realidade tende a mudar.

“A gente precisa muito de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes roraimenses, migrantes e indígenas. A Assembleia Legislativa, como sempre, estará de portas abertas. Tenho certeza de que, unindo forças, os conselhos, instituições e Poderes, vamos conseguir mudar a realidade do nosso Estado, e cuidar, realmente, de quem precisa que são as crianças e os adolescentes”, ponderou Teodora.

Também participou do encontro, o superintendente de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, Pablo Sérgio. A 12ª CNDCA tem como tema principal as mudanças que a pandemia de covid-19 trouxe para a vida de crianças e adolescentes.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Alfredo Maia

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026