Pesquisar

VAGAS LIMITADAS CCJuv está com inscrições abertas para oficina de Xadrez | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), ligado à Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), está com inscrições abertas para a oficina de xadrez “Desenvolvendo Habilidades Estratégicas e Táticas”. As aulas gratuitas, realizadas em parceria com a Federação Roraimense de Xadrez, serão ministradas pelo professor Élcio Mourão.

Serão disponibilizadas 90 vagas, distribuídas em três turmas. Os interessados em participar devem acessar esse link www.spealerr.com/oficinadexadrez e fazer a matrícula. A oficina será no período de 16 a 18 de agosto, na Superintendência de Programas Especiais, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. No primeiro dia as atividades iniciarão às 19h. Nos dias 17 e 18 a capacitação ocorre a partir das 9h.

Conforme explicou o superintendente de Programas Especiais, Pablo Sérgio Bezerra, a oficina é direcionada a quem tiver interesse na modalidade esportiva, desde estudantes, jovens e adultos, entusiastas do xadrez, educadores e qualquer pessoa interessada em aprender e aprimorar as habilidades no jogo.

Segundo detalhou, os participantes da oficina de xadrez sairão com uma compreensão mais profunda do jogo, além de habilidades cognitivas e estratégias valiosas que podem ser aplicadas em várias áreas da vida.

“A Superintendência de Programas Especiais este ano tem feito muitas ações em parceria e focado nas questões esportivas e culturais. A ideia dessa oficina é fomentar o xadrez em Roraima. Aproveitamos que a Federação fará um campeonato paralelo às nossas atividades, trouxemos o instrutor que tem reconhecimento e é campeão internacional, para comandar a oficina”, explicou Pablo Sérgio.

O superintendente enfatizou que a oficina é voltada para todas as idades. “Será um bate-papo com tem interesse nesta modalidade esportiva, independentemente da idade, oportunidade única para os participantes aprenderem os fundamentos do xadrez e aprimorarem suas habilidades de pensamento estratégico, análise crítica e tomada de decisões.

Pablo acrescentou que a oficina será prática e teórica. “Ele vai exemplificar na prática a metodologia que ele usou para se tornar um campeão, mostrar o que o jogador pode fazer para melhorar a performance no jogo. O que a gente tem detectado é que o xadrez ajuda muito a desenvolver o intelecto, principalmente das crianças e adolescentes, por isso estamos incentivando essa prática, para melhorar também o desempenho intelectual dos estudantes nas suas atividades diárias”, reforçou o superintendente.

Perfil

Élcio Mourão atua como árbitro há 20 anos e, pela função, já participou de torneios em países como Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Chile, Bolívia e Turquia. Entre os campeonatos que arbitrou, estão o Mundial Individual Escolar, o Continental das Américas, o Pan-americano de Xadrez e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Nonato Sousa / reprodução TV Assembleia

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026