Pesquisar

SAÚDE DA MULHER Plenário aprova PL para implantação de política estadual para prevenção e tratamento precoce de câncer de mama | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os parlamentares aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o Projeto de Lei (PL) nº 386/2022, apresentado pela deputada Catarina Guerra (União), que propõe a criação em Roraima da política estadual de prevenção, detecção precoce e início de tratamento do câncer de mama. A matéria recebeu 21 votos favoráveis, nenhum contrário, e seguirá para apreciação do Poder Executivo.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se o registro de 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil por ano. Em Roraima, em 2022, foram 60 registros. Caso sancionada, a lei fortalecerá as ações existentes com a promoção de medidas de prevenção e de conscientização da população e isso englobará informações sobre fatores de riso para desenvolvimento da doença, tratamento adequado e mudança nos hábitos de vida, e assim detectar possíveis casos de forma precoce.

A autora da matéria, deputada Catarina Guerra, sensibilizou os colegas de Parlamento pela importância e necessidade para Roraima ter essa política em prol de resultados positivos nos tratamentos de câncer.

“Quanto mais cedo perceber, detectar a doença, a possibilidade de êxito é maior”. Ainda de acordo com ela, isso ocorrerá com avanço e ampliação das informações.

Para execução, o Poder Público poderá firmar convênio com instituições públicas e privadas para ampliação de campanhas, palestras, capacitações de profissionais da Saúde e elaboração de material gráfico com informações sobre prevenção, detecção precoce e caminhos para o início do tratamento do câncer de mama.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alfredo Maia / Jader Souza

SupCom ALERR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026