Pesquisar

‘A CASA DO POVO’ Projeto escolar leva alunos da Escola Euclides da Cunha para dentro do Poder Legislativo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Alunos do 7⁰ ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Euclides da Cunha, participaram de visita guiada na sede do Poder Legislativo de Roraima, onde conheceram sua importância, funcionamento, algumas atividades e o trabalho da Superintendência de Comunicação, na manhã desta quarta-feira (9).

Os jovens foram recebidos pela diretora do Cerimonial da Casa, Silvia Macedo, que iniciou o encontro explicando um pouco sobre o nascimento do Poder em Roraima, e pela gerente do núcleo de Relações Públicas, Vanessa Brito, que contou sobre o Espaço Cultural Maria Luíza Vieira Campos, que abriga a galeria dos ex-presidentes da Assembleia e a Galeria Lilás, ambas no hall de entrada do prédio.

De lá, eles seguiram para o plenário Valério Caldas de Magalhães, depois para a sala de reuniões da presidência, e os estúdios de rádio e TV da ALE, dessa vez, apresentados pela diretora Camila Dall’Agnol.

 

 

“A gente faz isso com muito prazer, até porque é um momento de conversar, quem sabe, com futuros deputados e apresentar a eles essa estrutura de comunicação que nós temos, que nada mais é do que um meio de transparência e aproximação, e a TV e rádio proporcionam cidadania. Além disso, eles são muito antenados”, salientou a diretora.

A última parada dos visitantes ocorreu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, onde acontecem as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, especiais, reuniões de comissões, bem como é palco de audiências públicas e eventos festivos.

A estudante Ana Jullia Ferreira, de 12 anos, conhecia o básico sobre a importância do Poder Legislativo e o trabalho dos deputados, assim como sua colega Naíla Zoé Almeida, de 13. Agora, com a visita, as duas tiveram a oportunidade de saber mais detalhes. Elas contam o que mais chamou a atenção.

“Eu gostei de conhecer o rádio e a TV, e de como eles gravam os programas. Foi muito bacana”, disse Ana Jullia.

 

 

 

“Foi muito legal a visita, é interessante conhecer coisas que eu não sabia. A parte que eu mais gostei foi o plenário [Noêmia Bastos], ele é bem legal”, frisou Naíla.

Outro aluno que aproveitou para tirar várias dúvidas foi Daniel Braga, de 12 anos. Empolgado, ele espera que a escola visite outras instituições do tipo.

“Não tinha noção do que era o Poder Legislativo e soube hoje, depois que nos explicaram. Foi muito bom. Abriu minha mente completamente e tirei todas as dúvidas possíveis”, declarou.

 

Laura Dominique Silvestre, também de 12 anos, ficou atenta às explicações, e se emocionou ao ouvir a história da fundação do Parlamento.

“As coisas que têm aqui são bacanas e interessantes, porque contam a história dos deputados, do prédio, dos estúdios [de rádio e TV], que eu nunca tinha visto de perto, só pelo celular. Vou contar para os meus pais que também fui entrevistada e fiquei nervosa”, contou a pequena.

De acordo com a gestora da escola, Flávia Coelho, os estudantes estavam curiosos para entrar na Assembleia e entender a atuação dos deputados. A visita faz parte do projeto escolar “A Casa do Povo”, que possibilita ao aluno a inserção no mundo da política.

“Hoje, eles puderam ver tudo na prática. Essa questão da sensibilidade de o órgão nos receber é justamente se voltar para essa classe. Eles estão crescendo, e é nessa fase que a gente monta as peças da questão de ser um cidadão de direito político, dos seus deveres e onde que eles se inserem nesse contexto”, avaliou a gestora.

Qualquer escola pode conhecer as instalações do Legislativo Estadual de Roraima. Vanessa Brito explica como proceder.

“O professor ou coordenador pode vir até a sede entregar um ofício solicitando a visita guiada, para que as turmas possam conhecer um pouco da nossa rotina e da tramitação das leis. Nesta quarta-feira, a ALE recebeu esta demanda e proporcionou uma experiência única para os alunos, de conhecer um pouco dessa vivência parlamentar, a parte histórica de como surgiu o Estado, e também dos personagens que fazem parte desse mundo político”, explicou.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

PUBLICIDADE

Leia também:

APÓS INVESTIGAÇÃO: Polícia Civil recupera relógios de luxo furtados em Boa Vista

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Escola Estadual Ana Libória é reinaugurada após 26 anos sem reforma

Postado em 12 de fevereiro de 2026

Comissão aprova incentivos fiscais para quem investir em tecnologias para segurança privada

Postado em 12 de fevereiro de 2026