Pesquisar

3ª CECTI inicia em Roraima destacando participação popular em novas políticas públicas   – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Iniciou na noite desta quinta-feira, 21, a 3ª Cecti-RR (Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação) com o tema “Para um Roraima Justo, Sustentável e Desenvolvido’”.

A abertura do encontro aconteceu no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), e contou com a presença de pesquisadores, gestores, empresários, estudantes e representantes da sociedade civil organizada.

Na oportunidade, o professor e vice-reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Silvestre Nóbrega, palestrou sobre Democracia e Acesso à CT&I, destacando pontos reflexivos com a participação popular para promover um futuro inclusivo e com equidade.

“A ciência e a tecnologia formam uma combinação poderosa que impulsiona o progresso humano, com a ciência fornecendo o conhecimento fundamental e a tecnologia usando esse conhecimento para criar inovações práticas que melhoram a qualidade de vida, impulsionam a economia e resolvem problemas complexos”, destacou o vice-reitor da UFRR.

Representando o governador Antonio Denarium, o secretário Marcio Grangeiro enfatizou sobre a importância da Conferência Estadual.

“Esse é um passo considerável para construirmos ideias inovadoras, buscando transformar ainda mais o nosso Estado por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação, levando em consideração as potencialidades de Roraima nesse processo de desenvolvimento alicerçado também ao Plano Roraima 2030 sob o eixo sustentável”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Também participando do encontro, o coordenador geral de Defesa do Clima, Márcio Rosas, veio a Roraima representando o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). “O enfrentamento da mudança climática é um fator que necessariamente também passa pela ciência e tecnologia. Nesse intuito, a realização da Cecti-RR é uma excelente oportunidade para o fomento de novas políticas públicas estruturantes para o Brasil com ampla participação social, diante das diferentes realidades climáticas vivenciadas pela população”, frisou.

A programação da 3ª Cecti-RR continua nesta sexta-feira, 22, articulando diferentes propostas com mais de 250 participantes trabalhando temas estratégicos, segmentados em quatro eixos.

As propostas geradas durante a conferência serão compiladas em um documento único do Estado de Roraima e encaminhadas para a 5ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação), que ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília.

O documento contribuirá para a elaboração da ENCTI (Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) 2024-2030, com o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 22

8h – Abertura

8h20 – Palestra: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: diagnóstico e prognóstico da ciência em Roraima, como contribuir localmente.

8h50 – Palestra: Setores produtivos e apoio à inovação nas empresas: os desafios e oportunidades no processo de integração da ciência e inovação aos setores produtivos.

9h20 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos: perspectivas socioculturais na transfronteira.

9h50 – Palestra: Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social: segurança alimentar de populações vulneráveis.

10h – Intervalo

10h20 – Grupos de Trabalho

12h – Intervalo

14h – Grupos de Trabalho

17h – Apresentação Geral das Propostas

18h – Encerramento

REALIZAÇÃO

Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima).

PARCEIROS

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), IFRR (Instituto Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e FCTI-RR (Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Roraima).

APOIO

Confap (Conselho Nacional da Fundação de Amparo à Pesquisa), Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

5CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília.

O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.

A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova ENCTI que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

HGR promove confraternização de Natal para pacientes internados

Postado em 24 de dezembro de 2025

Polícia Civil reforça segurança do Réveillon 2026 no Parque Anauá  

Postado em 23 de dezembro de 2025

POLÍCIA PENAL
Deputados aprovam projeto que aumenta o efetivo para 900 cargos

Postado em 23 de dezembro de 2025

Governador dá posse a 20 novos auditores fiscais de tributos da Sefaz

Postado em 23 de dezembro de 2025